gallery/logo

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487

gallery/designerjorge
gallery/mylink
http://www.mylink.com.br

NOSSO CORPO... UMA MÁQUINA PERFEITA...

 

O corpo humano – esta fantástica máquina divina. Costumo comparar o corpo humano às máquinas, porque na realidade as máquinas foram “feitas” à imagem do homem, mas o homem teve um Arquiteto Perfeito, . Só que este nosso “veículo”, ainda que o chame assim para ter um parâmetro, que é o nosso corpo humano é uma máquina fantástica e perfeita.

 

Infelizmente o único problema destas máquinas maravilhosas são os “motoristas”, que são negligentes e descuidados.

 

Nesta, ainda que em bizarra comparação, máquina, todos os órgãos funcionam em plena harmonia, sendo que a disfunção de um deles afeta todos os outros.

 

Imaginemos dois veículos última geração, novos, idênticos, colocados numa pista de 120 km e que, apenas para esta simbologia, devam percorrer este percurso e depois “morrer”. Assim é nosso corpo. Tendo em vista as “Blue Zones” (VEJA AQUI UM ARTIGO SOBRE ELAS) esse número é a expectativa de vida para alguém que seguisse as leis que regem nosso corpo: 120 anos de vida, com vitalidade, mudando as características físicas apenas após o nascimento até os 12 anos (infância), adolescência dos 12 aos 21 anos e fase adulta, após os 21 anos, quando não mais deveríamos mudar as características...

 

Sim, sei que você pode estar achando meio maluca essa idéia, pois não coloquei o envelhecimento... mas é assim mesmo que deveria ser...

 

Voltando aos dois veículos, idênticos e novos como já dito, imagine-os que façam 10 km com um litro de combustível e que o primeiro deles recebeu, assim como o segundo, 12 litros de gasolina de excelente qualidade; o motor com óleo lubrificante de alto nível, o sistema de refrigeração com água limpíssima e o melhor aditivo que existe. O motorista será cuidadoso e o dirigirá com cautela e a segurança exigida. Este veículo vai percorrer os 120 km com excelência e chegar ao final do trajeto intacto, como iniciou o percurso.

 

Por outro lado, imaginemos que o segundo carro, idêntico ao primeiro, tenha sido abastecido com um combustível adulterado (“batizado, como se diz), lubrificado com óleo de péssima qualidade, que sujeiras impeçam a entrada de oxigênio nos pistões para queima do combustível, a água da refrigeração é toda suja e não haja um mecânico para consertar os possíveis danos no percurso. É claro que este veículo vai gastar mais que o normal, apresentará defeitos, superaquecimento e com certeza, terminará seu combustível antes de percorrer metade dos 120 km...

 

Por mais esdrúxula que possa ser a comparação, assim também é nosso corpo. Ele foi “criado” com leis perfeitas, protetivas, porém, no decorrer de nossas vidas nos entregamos a “prazeres” incompatíveis com estas leis, fazendo nosso corpo gastar energia desnecessária e acabar antes do percurso programado.

 

Assim como os veículos, nosso corpo possui sistemas que funcionam em plena sintonia e, a mais simples anomalia em um dos sistemas provoca reações negativas em todos os outros. Nosso corpo, como no exemplo dos veículos, mas diferentemente destes, que ao final dos 120 km podem ser reabastecidos, não tem tempo de vida, mas tempo para produzir uma quantidade exata de combustível para 120 anos.

 

Destes sistemas, o respiratório e o digestivo são os responsáveis pela produção do combustível, sendo que os demais terão as funções de “mecânicos”, “lubrificantes” e outros, que ao final todos entenderão a comparação que no momento pode parecer absurda.

 

Falaremos destes principais sistemas e a forma como eles funcionam e interagem, além de demonstrar que a tradição alimentar e estilos de vida seculares os têm danificado e reduzido nosso tempo de vida.

 

Todos sabemos o que acontece com um veículo novo se não o levarmos na manutenção, se não o abastecermos com bom combustível, deixa-lo sem água, não trocar peças que se desgastam com o tempo, etc...

 

Com nosso corpo não é diferente, porém essa manutenção e troca de peças é feita por sistemas dentro do nosso próprio corpo e, infelizmente, aquilo que temos que oferecer-lhe que vem do exterior foi deturpado por uma cultura mercantilista e um consumismo desiquilibrado.

 

Nosso corpo é uma "máquina" perfeita, muito além dos carros mencionados ou do mais sofisticado computador já criado pelo homem, mas assim como estas máquinas ele obedece leis imutáveis, que se fossem seguidas à risca viveríamos os 120 anos com a vitalidade dos 20 anos de idade.

 

Dentro deste preceito é possível dizer que, seguindo rigorosamente as leis que regem nosso corpo, a possibilidade de um vírus nos atingir ou de uma célula se tornar cancerosa seria a mesma de você, com um estilete, desafiar e vencer sozinho o exército mais poderoso do mundo.

 

Veremos em tópico próprio que tudo que chamamos de doença é resultado de um corpo ácido e, dentro deste conceito, até as marcas que identificam o que chamamos "velhice" é resultado desta acidez.

Digite o texto aqui

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487

gallery/lojavirtual

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487