gallery/logo

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487

gallery/designerjorge
gallery/mylink
http://www.mylink.com.br

O SISTEMA DIGESTIVO - PARTE GERAL

 

O Sistema Digestivo humano, a digestão propriamente dita, ao contrário do que muitos pensam, NÃO OCORRE no estômago, mas inicia-se na boca e termina no duodeno (intestino delgado. O estômago é um compartimento onde sucos gástricos (sobretudo o ácido clorídrico) deveriam se misturar com os alimentos DEGRADADOS na boca para seram enviados ao INTESTINO DELGADO (onde a digestão realmente ocorre).  


É muito importante ter certos conhecimentos quando se pretende aderir a uma alimentação saudável, pois o modismo praticado por muitos "vegetarianos" estão a produzir danos que podem até ser irreversíveis para o corpo. 


Nosso corpo tem um "programa", um "código" digestivo e foi projetado para consumir o que é produzido pela natureza, de forma crua, madura, e saudável (sem contaminações).


A maioria absoluta dos vegetais comestíveis, presentes na natureza, são ÁCIDOS por natureza e é nessa forma que nosso corpo os precisa. Quando submetemos qualquer alimento ao cozimento ele perde a acidez e seu PH (potencial de hidrogênio) aumenta (O PH é medido numa escala de 1 a 14, sendo 7 o nível base neutra), além de perder oxigênio (veremos mais adiante que alcalinidade e oxigênio são duas faces da mesma moeda)


Em nosso corpo, através da digestão, conforme o programa original tudo que é ÁCIDO fora do corpo vai se tornar alcalino no corpo e TUDO que é ALCALINO vai se tornar ÁCIDO....

O pH do nosso sangue deve estar dentro de 7,35 e 7,45 e a alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até mesmo risco de morte...

 

Nossa digestão começa na boca, onde deve ocorrer a DEGRADAÇÃO DO ALIMENTO ATRAVÉS DA MASTIGAÇÃO. Nossa mastigação é incapaz de degradar a carne, por exemplo e isso trará uma consequência que veremos mais adiante.


Nossa boca, através da mastigação, além de degradar os alimentos, promove a compressão (pressiona) das GLÂNDULAS SALIVARES, liberando as enzimas que vão se juntar às enzimas presentes nos alimentos (por isso a necessidade de o alimento ser cru, pois o cozimento mata as enzimas presentes nas frutas, legumes, etc).

 

Após este processo, o alimento já degradado e com as enzimas salivares “casadas” com as enzimas presentes nos alimentos é levado ao estômago, passando pelo esôfago e atravessando um esfíncter (uma espécie de válvula) chamada cárdia (veremos a importância destes órgão no tópico adiante – O sistema digestivo O Estômago), misturando-se com os sucos gástricos (sobretudo o ácido clorídrico) para formar uma base alcalina.

 

A única função do estômago, ao contrário do que muitos pensam e até nos ensinaram nas escolas, e também como demonstraremos no tópico mencionado, é a mistura dos ácidos gástricos com os alimentos ácidos degradados na boca (ácido + ácido = base alcalina).

 

Após este processo de mistura que ocorre no estômago, o alimento que ingerimos tem que passar pelo esfíncter piloro (localizado entre o estômago e o intestino) e é levado para o duodeno (primeira parte do intestino delgado) onde se mistrura com o suco pancreático (que tem um PH de nível 8,5 (aproximadamente).Neste momento é a parte principal e final da digestão, quando os elementos são separados, preparados e enviados para os órgãos que os processa e para a corrente sanguínea.

 

Os rejeitos da alimentação são enviados ao reto, via intestino grosso, que também tem outras funções conforme estudaremos posteriormente.

 

Na imagem abaixo um pequeno esboço de nosso sistema digestivo, bem simplificado, visto que estudaremos cada parte separadamente.

Digite o texto aqui

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487

gallery/lojavirtual

ARMAZÉM SÃO FRANCISCO

Av. Dep. Waldemar L. Ferraz, 404

CEP 15490-000 Centro  Olímpia/SP

Telefone (17) 3279-8663

Celular/Whats: (17) 99632-4487

gallery/aparelho digestivo